domingo, 14 de outubro de 2012

PERDENDO AS FOLHAS... PREPARANDO PARA A FRUTIFICAÇÃO


“...Desembaraçando-nos de todo o peso do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta...  Hebreus 12.1

 
    Observando a natureza nesta época do ano em que as chuvas são raras, época chamada “seca”, podemos notar algo interessante que acontece com muitas árvores. Uma boa parte delas se desfaz de suas folhas e se enchem de flores, como o ipê.
     As folhas são importantes para as árvores e servem para que elas respirem e façam a fotossíntese, então, porque se desfazem delas?
     Uma das razões, é que elas dão muito trabalho para a árvore mantê-las, e assim se tornam um peso na estação seca. Desfazer-se das folhas traz uma economia, porque as árvores ao respirarem, também eliminam grande quantidade de água, que é essencial para a sua vida.
     Como nessa época é também tempo de frutificação das árvores, elas economizam energia ao eliminar as folhas e as direciona para perpetuar a espécie. 
     Ao lermos o texto de Hebreus 12.1-3, e fazendo uma analogia com o comportamento das árvores, podemos perceber que Deus quer que aprendamos esse princípio com elas.
     “...Desembaraçando de todo o peso...” Há tanta luta, tanto desgaste com atividades pouco importantes, fofocas, preocupações com a vida dos outros, o que fazem, se é certo ou não. Desgastes que consomem as energias que poderiam ser usadas em coisas mais úteis.
     O que Deus quer que aprendamos com as árvores é que nos desembaraçando de todo esse peso, passemos a direcionar nossa energia para a frutificação de crentes    maduros   (2   Timóteo  2,2),   pregando   o evangelho, falando de Jesus, dando testemunho a todos que nos rodeiam  -  “nuvem de testemunha”
     Que possamos deixar de nos preocupar com o comportamento alheio e passemos a estudar mais a Bíblia, a ensinar aos nossos filhos o caminho dos princípios de Deus. Vamos ler mais a Bíblia com nossos filhos, orar com eles, ensinar e praticar os princípios com eles; para que quando forem velhos, não se desviem e não tragam desgosto por atos mundanos.
     Devemos nos livrar das folhas, peso que tenazmente nos assedia e produzir frutos com a energia economizada. Irmãos deixem de conversa fiada e falem o que for bom para edificação, vivam na paz e com a paz. Deus seja louvado por Sua sabedoria.

                                                                                        Pr Mauro Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário